Vacinar seus animais de estimação é crucial para prevenir doenças graves e potencialmente fatais. As vacinas protegem contra doenças como raiva, leptospirose, parvovirose e cinomose.
A vacinação funciona estimulando o sistema imunológico do animal a produzir anticorpos contra as doenças. Isso significa que, caso o pet seja exposto ao vírus ou bactéria no futuro, seu corpo estará preparado para combater a infecção de forma eficaz.
- Raiva: Uma doença viral mortal que pode afetar todos os mamíferos, incluindo humanos. A vacina antirrábica é obrigatória em muitos lugares devido à gravidade da doença.
- Leptospirose: Protege contra múltiplas cepas da bactéria leptospira. Importante para animais que têm contato com áreas úmidas ou frequentam locais com presença de roedores.
- Parvovirose: Vital para filhotes, especialmente aqueles que frequentam áreas onde muitos cães se encontram, como parques.
- Cinomose: Protege contra um vírus que causa múltiplos sintomas e pode ser fatal. Geralmente, faz parte das vacinas múltiplas (V8 ou V10).
Um cronograma de vacinação adequado, seguido desde filhote, garante a saúde do seu pet e evita a disseminação de doenças. Além das vacinas essenciais, consulte seu veterinário sobre vacinas adicionais que possam ser necessárias, como contra a tosse dos canis (Bordetella).